MV - Marcos Velasco - Software e Museu de Tecnologia - enigma





História da Enigma

Enigma é uma máquina eletromecânica de criptografia com rotores. Utilizada tanto para criptografar como para descriptografar códigos de guerra, foi usada de várias formas na Europa a partir dos anos 1920. A sua fama vem da sua adaptação pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ele não protegeu é geralmente tida como responsável pela antecipação do fim da Segunda Guerra Mundial em pelo menos um ano. A Enigma foi patenteada por Arthur Scherbius em 1918. Os primeiros modelos (Enigma modelo A) foram exibidos nos congressos da União Postal Universal de 1923 e 1924. Tratava-se de um modelo semelhante a uma máquina de datilografia, com as medidas de 65x45x35 cm e pesando cerca de 50 kg.
Três outras versões comerciais lhe sucedem. A Enigma-D torna-se o modelo mais divulgado após suscitar o interesse da marinha Alemã em 1926. A marinha Alemã interessou-se pela Enigma e comprou alguns exemplares, adaptando-as ao seu uso em 1926. Estas primeiras máquinas de uso militar denominavam-se Funkschlussel C. Em 1928 o exército elaborou a sua própria versão - a Enigma G. A partir desse momento, o seu uso estende-se a toda a organização militar Alemã e a uma grande parte da hierarquia nazi. A marinha chama a Enigma a máquina "M". Arthur Scherbius, no entanto, não viveu para ver o uso generalizado de sua máquina. Em 1929, Scherbius morreu em um acidente de carruagem em Berlim-Wannsee, onde vivia desde 1924. Referência: Wikipédia

Patentes

Três patentes foram registradas nos Estados Unidos por Arthur Scherbius, referentes à máquinas criptográficas:
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
Patente EUA 1 556 964 - 13/10/1925 - Aparato elétrico de criptografia Patente EUA 1 584 660 - 11/05/1926 - Dispositivo de criptografia Patente EUA 1 657 411 - 24/01/1928 - Máquina de criptografia

Combinações

Três rotores de um conjunto de cinco, cada um dos 3 rotores com 26 posições e a placa do plugue com dez pares de letras conectadas, o Enigma militar tem quase 159 quintilhões) de configurações diferentes: (5 x 4 x 3) x (26³) x [26! / (6! x 10! x 2¹°)] = 158.962.555.217.826.360.000.

Os primeiros a quebrarem o código da Enigma

Marian Adam Rejewski foi um matemático e criptoanalista polonês que no final de 1932 reconstruiu a invisível máquina de cifragem militar alemã Enigma, auxiliado por documentos limitados obtidos pela inteligência militar francesa. Nos sete anos seguintes, Rejewski e seus colegas criptologistas matemáticos desenvolveram e usaram técnicas e equipamentos para descriptografar as cifras de máquina alemã, mesmo quando os alemães introduziram modificações em seus equipamentos e procedimentos de criptografia. Faleceu de problemas cardíacos.
Jerzy Witold Rózycki foi um matemático e criptologista polonês que trabalhou na quebra de cifras alemãs da máquina Enigma. Em 1929, ainda estudante e proficiente em alemão, foi um dos estudantes da Universidade de Poznan que aceitou um convite para um curso secreto de criptologia organizado pelo Biuro Szyfrów em Varsóvia. A partir de Setembro de 1932 Rózycki serviu como criptologista civil no Biuro Szyfrów. Nasceu no Império Russo em um lugar agora localizado na Ucrânia e faleceu no Mar Mediterrâneo quando o transatlântico em que estava afundou perto das Ilhas Baleares. Seu corpo nunca foi encontrado.
Henryk Zygalski foi um matemático e criptoanalista polonês que trabalhou na quebra do segredo da máquina Enigma antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Zygalski era civil a partir de 1932, trabalhando no Biuro Szyfrów (Gabinete de Cifras), instalado no Palácio Saxão em Varsóvia.
William Gordon Welchman foi um matemático britânico, professor universitârio, criptoanalista durante a Segunda Guerra Mundial em Bletchley Park e escritor. Com o fim da guerra, ele se mudou para os Estados Unidos, onde conseguiu cidadania pouco depois. Estudou no Marlborough College, um internato em Wiltshire e depois cursou matem7aacute;tica no Trinity College, em Cambridge de 1925 a 1928. A convite do comandante Alastair Denniston, William se juntou à equipe da Government Code and Cypher School, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial. Foi um dos quatro matemáticos recrutados - Alan Turing, Hugh Alexander e Stuart Milner-Barry, com a entrada de Joan Clarke posteriormente.

Alan Turing e equipe

Alan Turing nasceu em Londres em 1912. Sempre teve preferência pela matemática e pela área de exatas e em 1934 se formou em matemática pela King's College em Cambridge. Em 1939, logo no início da guerra, foi convocado para trabalhar no Government Code and Cypher School (GC&CS) em Bletchley Park.
A máquina criada por Turing e sua equipe foi um trabalho colaborativo com outras equipes inspirado na máquina criada pelo Polonês Marian Rejewski, chamada Bombe. Mais de 200 máquinas foram construídas pelos britânicos. A Bombe foi projetada com a intenção de descobrir algumas das configurações da máquina Enigma nas várias redes de telecomunicações militares da Alemanha, especificamente as configurações dos seus rotores quando em uso, posições de início, palavras chave para o processo de criptografia e a posição de alguns dos fios em seus respectivos contatos. Além da equipe liderada por Turing, chamada de Hut 8, outras equipes trabalhavam em paralelo também decifrando códigos da Enigma. A equipe Hut 4 fazia a tradução e a interpretação dos dados coletados, a equipe Bombe produzia as máquinas que eram utilizadas na decriptação, a equipe Hut 6 também trabalhava decifrando a Enigma, mas ficava com as mensagens da força naval, enquanto a equipe de Turing ficava com as mensagens da força aérea. Apesar de não ser a única mente a quebrar a Enigma e a construir as máquinas Bombe, Turing teve papel crucial na sua equipe e deixou sua contribuição em diversas áreas, como a Teoria Computacional, definindo os conceito de algoritmos e criando a máquina de Turing: a Inteligência Artificial, propondo um experimento para avaliar a inteligência de uma máquina que ficou conhecido como o teste de Turing, além da Biologia Matemática, analisando os padrões e formas de organismos vivos. Turing faleceu em 1954, em Wilmslow, uma pequena cidade ao norte da Inglaterra. Ele supostamente teria se suicidado ao comer uma maçã contendo cianureto depois de ser perseguido pela polícia inglesa por ser homossexual.
Joan Elisabeth Lowther Murray, conhecida como Joan Clarke, foi uma criptoanalista e numismatista britânica, reconhecida por seu trabalho na Segunda Guerra Mundial quebrando códigos inimigos na instalação de Bletchley Park. Teve importante papel no Projeto Enigma, que decodificou as comunicações secretas da Alemanha Nazista, trabalho pelo qual foi indicada como membro da Ordem do Império Britânico. Foi noiva de Alan Turing, de quem permaneceu uma grande amiga até a morte dele, em 1954. Referência: Alan Turing e a Enigma

Como é seu funcionamento ?

Tal como outras máquinas com rotores, a máquina Enigma é uma combinação de sistemas mecânicos e elétricos. O mecanismo consiste num teclado, num conjunto de discos rotativos chamados rotores, dispostos em fila; e de um mecanismo de avanço que faz andar alguns rotores uma posição quando uma tecla é pressionada. O mecanismo varia entre diversas versões da máquina, mas o mais comum é o rotor colocado a direita avançar uma posição com cada tecla pressionada, e ocasionalmente despoletar o movimento rotativo dos restantes rotores, a sua esquerda, a semelhança do mecanismo conta-quilômetros de um automóvel. O movimento contínuo dos rotores provoca diferentes combinações na criptografia.

Cifrar um texto

A parte mecânica funciona de modo a variar um circuito elétrico que efetua a cifra de cada letra pressionada no teclado. Ao pressionar uma tecla, o circuito completa-se: a corrente elétrica flui pelos diversos componentes (pela ordem teclado, conexões para câmbio de codificação, rotores, refletor, rotores pela ordem inversa e placa de luzes). A luz que no fim do processo se acende codifica a letra pressionada no teclado. Por exemplo, ao codificar a mensagem RET..., o operador primeiro tecla em R, acende-se uma luz por exemplo, T - que será a primeira letra da cifra resultante. O operador prossegue teclando E, acende-se outra luz, e assim sucessivamente.

Vídeos

Projetos

imagem
imagem
imagem
Projetos completos da Enigma (em PDF) Projetos completos da Enigma (em AutoCAD)

Filmes sobre a Enigma e criptografia

O jogo da imitação
Enigma
Códigos de guerra

Livros

O livro dos códigos - Simon Singh
A máquina de Turing
Turing e o computador em 90 minutos
Enigma - Michael Kerrigan
Turing: 29
A indecifrável Enigma
O homem que sabia demais
A história da quebra dos códigos secretos

Trabalhos

AutorTítulo
António Machiavelo e Rogério ReisTuring e a Enigma
Thais Cristine KrischerUm estudo da máquina Enigma
Thais Cristine KrischerUm estudo da máquina Enigma - Link 2

Links

Poloneses foram os primeiros a decifrar código Enigma
Ícone da criptografia na Segunda Guerra Mundial, máquina Enigma tem exemplar no Brasil
Máquina Enigma
Wikipédia - Alan Turing
Wikipédia - Enigma

Enigma que conheci pessoalmente

No dia 17/12/2019, tive o prazer de conhecer pessoalmente uma máquina Enigma. Agradecimentos ao amigo Evandro Hora de Recipe - PE pela incrível oportunidade.
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Conheça nosso simulador

imagem
imagem
imagem
imagem
Faça download do nosso simulador: Faça download do nosso simulador: MV Enigma Simulator

Pesquise nosso site e acervo

Digite qualquer texto para pesquisar
(mínimo de 3 caracteres)

Exemplos: atari, marcos, microsoft, piracicaba, unitron

Acervo por fabricante

Acervo por categoria

Categoria Quantidade 2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018
Audio e vídeo 379 13 44 54 60 38 64 59
Calculadora 53 2 4 5 3 7 8 9
Cartucho 260 1 150 30 16 2 12 15
Computador 682 39 34 53 64 86 103 64
Comunicação 140 3 23 17 8 16 27 37
Discos e fitas 4643 771 646 11 225 453 954 1260
Impressora e scanner 115 12 10 11 3 14 14 26
Máquina datilográfica 21 2 1 5 6 2
Ornamento 175 2 24 5 32 4 4 46
Papel 1176 30 97 10 26 54 425 272
Periférico 691 44 26 102 10 54 174 71
Placa 310 3 15 13 20 28 50 37
Software 3517 290 502 18 343 712 610 598
Vídeogame 84 5 8 10 6 12 11 6

Alguns itens que chegaram para o acervo

DataItemDoadorCidadeEstado
27/04/2024
21/04/2024
Volta Redonda
RJ
05/04/2024
Volta Redonda
RJ
04/04/2024
Volta Redonda
RJ
02/04/2024
Volta Redonda
RJ
26/03/2024
Volta Redonda
RJ
25/03/2024
São Paulo
SP
06/03/2024
Volta Redonda
RJ
05/03/2024
Volta Redonda
RJ
05/03/2024
Volta Redonda
RJ
16/02/2024
Campinas
SP
11/02/2024
São João do Triunfo
PR
07/02/2024
São Paulo
SP
04/02/2024
São Paulo
SP
24/01/2024
Gravataí
RS
17/01/2024
Guarulhos
SP
23/12/2023
Maceió
AL
13/12/2023
Araçoiaba da Serra
SP
02/11/2023
Volta Redonda
RJ
01/11/2023
Rio de Janeiro
RJ

Veja nossa lista completa de doadores

Copyright (C) 2000-2024, por Marcos Velasco